quinta-feira, setembro 08, 2005

Passa tempo [ou passatempo]

Tava lendo uma "super interessante" e cheguei a uma seção da revista chamada super respostas - na minha opinião, a melhor de toda a revista. Nela são postas perguntas de leitores, geralmente sobre coisas as quais nunca pensamos à respeito, e suas respostas, que realmente não deixam dúvida alguma pairando na cabeça de quem está lendo. Uma das perguntas era: "Por que dividimos o tempo em 60 minutos e 60 segundos?" e a resposta é que os sumérios (sumerianos? suméricos? enfim, nascidos na Suméria) escolheram o número 60 porque era o menor número divisível por 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Usavam a base sexagesimal para definir o dia. Separaram a parte escura do dia da parte clara, tendo 12 horas cada (12 x 5 = ..). O resto se quiserem saber que leiam a super interessante de agosto (depois cobrarei da editora abril pelo anúncio).
Eu, particularmente, não consigo administrar meu tempo. Existem dias que eu fico matando mosquitos ou tirando fotos pra passar o tempo e em outros eu corro enlouquecidamente pra poder cumprir todas as tarefas, as quais geralmente são deixadas pro dia seguinte no melhor estilo prefiro-evitar-a-fadiga. Nestes dias, tudo conspira contra. Murphy dá seu jeito, algo acaba dando errado e tenho que mudar meus planos do dia pra poder encaixar todas as tarefas. As horas do dia passam em um piscar de olhos, quando vemos já está na hora de ir pra cama. Se existisse mais 2 ou 3 horinhas, aquela companhia agradável teria sido mais longa, aquela festa teria sido aproveitada com mais calma, aquele beijo teria sido bem demorado.
Quando o dia passa e se sabe que será "só mais um" e que não existe nada pra ser feito entra em ação aquele velho jeitinho: a criatividade. Sabe aquele documentário sobre a vida dos monges tibetanos que tava engavetado a anos? Chegou o grande dia de tirar a poeira e olhar. Os monges são parados demais né?! Ok, vamos partir pra tv.. hmm.. quem sabe aquele programa da Band.. Cine Privé? Tudo bem, é um pouco aceso demais. Podemos ver uma sessão da cpi dos correios na tv câmara, que tal? Eu descartaria todas as opções e faria palavras cruzadas. Ajuda a passar o tempo, te faz pensar e ainda contribui um pouco pra aumentar o vocabulário. Programa de velho né? Se bem que ver Emanuelle nunca é demais.
Se eu pudesse mudar alguma coisa, faria o dia ter 30 horas nos dias bons e 18 nos dias ruins. Cada um regularia seu relógio. Sei que o mundo ia ficar louco, mas ele já não é? Eu só faria as pessoas - isso me inclui, adoro esse meu lado egoísta - terem um pouco mais de tempo para si e deixarem "escapar" menos tempo de suas vidas. As horas que sobrariam daqueles dias chatos seriam acrescidas nos dias bons e a vida toda seria mais proveitosa, seja com as 18 ou com as 30 horas. Os dias de 18 seriam dedicados aos problemas, passariam rápido e as soluções viriam com a mesma rapidez em que o tempo se esvairia. Os dias de 30 seriam inteiramente dedicados à família, aos amigos e aos amores. Dedicados à si próprio, afinal todo mundo merece um break.
Pode parecer mas eu não fumei nada, isso tudo é apenas um desejo contido. Que todos podessem cuidar mais de suas vidas e quando o dia-vazio chegasse fosse passado adiante e viesse aquele dia-cheio, onde cada um se preocuparia com o que os faz feliz. As horas seriam melhor vividas, podem apostar. Tenho absoluta certeza que os dias nunca terão 30 horas, então vou tentar fazer com que as 24 existentes sejam as melhores possíveis. Se todos fizerem isso iriam se ajudar e me ajudar - meu lado egoísta tem me dominado. Passar bem.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

haioehaoiehaioehae

adorei
e queria que fosse assim também..
mas os dias ruins poderiam ter apenas 10 horas, ficaria melhor! ahoeihaeio

;@@@@

5:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

tcheee. tu escreveu isso pra mim? me indentifiquei pra caralho e geralmente meus textos giram em torno de minhas duvidas.. sei lá, escrevemo igual \o_ o meu dia com certeza deveria ter 68 horas; até os ruins! pq dae dava pra resolver as coisas sem deixar pra outro dia, pq, como tu mesmo diz, deixar pra outro dia dá fadiga no fim das contas! aiehai e dae tu vai só empurrando com a barriga tae, vo fazer uma contra-texto e escrever sobre este ponto. TUDO A VER AIOEHAIO te amo! :@@

10:49 PM  
Blogger Natália Leal said...

brilhante!
eu quero muito dias com 30 horas!

se bem que, ultimamente, só tenho tido dias que mereceriam apenas 18 horinhas...e eu acho que já é demais!

enfim...anseio pelas 30 horas, dear.
beijo

12:10 AM  
Blogger Gabriela Zago said...

baixou um 'marcos kammer' em ti? hauhaua
bom... os dias do unibanco têm 30 horas :}

seria bom ter mais tempo para fazer as coisas que a gente gosta, e menos para não fazer nada... :P

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Essa angústia praticamente rege a minha vida. Nunca dá tempo de eu fazer tudo que quero num dia só, e, portanto, eu to sempre atrasada! Deus sabe como eu odeio isso!!!!
Beijo!

7:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

a teoria é boa, mas é coisa de quem não tá afim de correr atrás da vida pra ela melhorar, e põe a desculpa nos malditos sumérios (sumerianos? suméricos?). :/

e eu tenho dúvidas em relação a tu ter fumado ou não, tá bom demais esse texto, não é da tua capacidade, vou dar uma conferida no baldinho aquele a próxima vez que eu for aí. ;x ehauiaheaui

cabeçudo. ;@@@@@@@

5:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

P.S.: não seria "põe a culpa"?

pênalti. :)

5:35 PM  

Postar um comentário

<< Home