Semiótica: a estranha doutrina dos signos
Existem coisas desesperadoras. Uma delas, com certeza, é a Semiótica. Charles Sanders Pierce deve ter sido um grande maluco, lunático, cheirador, que fumava todas e ficava viajando horas sobre essa história de signos e suas tricotomias. Eu confesso que acho o assunto até bem interessante, já que, na prática, são coisas até aplicáveis, apesar de bastante complexas. No entanto, a linguagem com que Peirce apresenta essas ideáis é extremamente chata e praticamente incompreensível. Hoje eu conversava com meu pai sobre essa maravilhosa doutrina dos signos, que é a Semiótica, e uma dúvida me ocorreu: Por que os estudiosos dessa área têm que usar palavras tao complicadas para expressarem o que pretendem? Não é só o Peirce. Quem conhece John Searle e sua Intencionalidade sabe bem do que eu falo, além, é claro, do ilustre professor da minha cadeira de Semiologia, que por motivos de segurança pessoal nao citarei o nome neste blog.
Enfim, o fato é que o fim do semestre se aproxima e, como de costume, eu deixei tudo pra fazer agora. Tá, não é tao costume assim, afinal é meu 2º semestre na faculdade ainda, mas o importante é fazer as pessoas realmente entenderem que eu estou cheia de trabalhos e provas e nao terei tempo de fazer todos eles com a competência que eu gostaria. Maldita Semiologia! Está me tomando todo o tempo!
O pior de tudo é que eu escrevo esse maldito trabalho entitulado "Iconismo: conceito e crítica" e nao consigo abstrair praticamente nada do que está escrito ali. Além disso, os tópicos obrigatórios do trabalho estão nos livros e artigos mais dificeis e entediantes da face da Terra, o que nao facilita em nada as coisas. E o sádico do professor ainda me chama pra responder as malditas perguntas idiotas da aula. Como eu estou odiando essa cadeira! O que me desespera mais ainda é que eu só tenho TRÊS fucking dias pra fazer esse trabalho motherfucker! E o pior do pior, porque o pior eu já disse o que é, eu não posso usar os melhores trabalhos de veteranos que eu tenho aqui porque os meus nobres colegas já se apoderaram deles e fizeram seus trabalhos-clipping utilizando-os. Deus os castigue até a eternidade!
Sinceramente, não tá dando mais pra aturar os empiristas, Putnam, Locke e Hume, e toda essa parafernália conflituosa em que se traduz essa tal Semiótica. Nao aguento mais ler um conceito de Peirce e tomá-lo como certo para segundos mais tarde ler a Santaella afirmando coisas completamente contrárias. Linguagem icônica? Intencionalidade? Tudo bem, já entendi que o ícone nao possui condições de satisfação explicita e que, por isso, nao é possivel que haja uma linguagem icônica. Já entendi o que são hipo-ícones, pra que eles servem. Já sei que a única maneira de comunicar uma idéia é através do ícone. Acho tudo isso interessante. Interessante mesmo. O que me dói é saber duas coisas:
1. Essa cadeira, além de se tornar eletiva no proximo semestre, nao tem sentido algum pra cadeira da qual ela é pré-requisito, o que significa que eu nao vou utilizar essa coisa de ícone pra nada;
2. O Umberto Eco diz que "a categoria de iconismo não serve para nada, confunde as idéias porque não define um único fenômeno nem define apenas fenômenos semióticos. O iconismo representa uma coleção de fenômenos reunidos, se não ao acaso, com grande amplidão de idéias – tal como, provavelmente, na Idade Média a palavra pestilência abrangia uma série das mais diversas doenças"
Alguém ainda quer me ajudar com essa tal Semiótica?
PS1: Eu sei que posso ter decepcionado meus leitores com um texto tao rabugento, depois de tanto tempo sem escrever. No entanto, me perdoem: eu precisava "desabafar".
PS2: Prometo que o próximo post trará criticas cinematográficas. ;P
Enfim, o fato é que o fim do semestre se aproxima e, como de costume, eu deixei tudo pra fazer agora. Tá, não é tao costume assim, afinal é meu 2º semestre na faculdade ainda, mas o importante é fazer as pessoas realmente entenderem que eu estou cheia de trabalhos e provas e nao terei tempo de fazer todos eles com a competência que eu gostaria. Maldita Semiologia! Está me tomando todo o tempo!
O pior de tudo é que eu escrevo esse maldito trabalho entitulado "Iconismo: conceito e crítica" e nao consigo abstrair praticamente nada do que está escrito ali. Além disso, os tópicos obrigatórios do trabalho estão nos livros e artigos mais dificeis e entediantes da face da Terra, o que nao facilita em nada as coisas. E o sádico do professor ainda me chama pra responder as malditas perguntas idiotas da aula. Como eu estou odiando essa cadeira! O que me desespera mais ainda é que eu só tenho TRÊS fucking dias pra fazer esse trabalho motherfucker! E o pior do pior, porque o pior eu já disse o que é, eu não posso usar os melhores trabalhos de veteranos que eu tenho aqui porque os meus nobres colegas já se apoderaram deles e fizeram seus trabalhos-clipping utilizando-os. Deus os castigue até a eternidade!
Sinceramente, não tá dando mais pra aturar os empiristas, Putnam, Locke e Hume, e toda essa parafernália conflituosa em que se traduz essa tal Semiótica. Nao aguento mais ler um conceito de Peirce e tomá-lo como certo para segundos mais tarde ler a Santaella afirmando coisas completamente contrárias. Linguagem icônica? Intencionalidade? Tudo bem, já entendi que o ícone nao possui condições de satisfação explicita e que, por isso, nao é possivel que haja uma linguagem icônica. Já entendi o que são hipo-ícones, pra que eles servem. Já sei que a única maneira de comunicar uma idéia é através do ícone. Acho tudo isso interessante. Interessante mesmo. O que me dói é saber duas coisas:
1. Essa cadeira, além de se tornar eletiva no proximo semestre, nao tem sentido algum pra cadeira da qual ela é pré-requisito, o que significa que eu nao vou utilizar essa coisa de ícone pra nada;
2. O Umberto Eco diz que "a categoria de iconismo não serve para nada, confunde as idéias porque não define um único fenômeno nem define apenas fenômenos semióticos. O iconismo representa uma coleção de fenômenos reunidos, se não ao acaso, com grande amplidão de idéias – tal como, provavelmente, na Idade Média a palavra pestilência abrangia uma série das mais diversas doenças"
Alguém ainda quer me ajudar com essa tal Semiótica?
PS1: Eu sei que posso ter decepcionado meus leitores com um texto tao rabugento, depois de tanto tempo sem escrever. No entanto, me perdoem: eu precisava "desabafar".
PS2: Prometo que o próximo post trará criticas cinematográficas. ;P
12 Comments:
O professor-que-nao-deve-ser-nomeado eh horrivel mesmo, eu odeio ele, mas ele nao vai ser mto mau nas correções... ele ta mais mansinho... e calma, naty, se ele te chama pra fazer as perguntas eh pq ele gosta d ti, e isso eh bom... e o mais importante, depois d quinta-feira tu nao vai precisar ver ele nunca mais na tua vida, nem saber d semiologia!!! mas ainda odeio mais a leila!!!
melhor texto q eu jah li em um blog
e vou usar uma parte do q tu escreveu pro trabalho...mto bom msmo
tah...naum tem mto o q dizer..concordo em genero, numero e grau
Eu só tenho um comentário a fazer: E Pierce pegava mulher (interrogação*)
NOT!!
*Os PCs da biblio nao tem interrogação...
besosssss
Os textos do Peirce são mto chatos mesmo! Dá vontade de sair correndo sem olhar para trás! :P
Mas até que a semiótica/semiologia (confuso até no nome!), em geral, é bem divertida :D
E o mais legal de ler Umberto Eco é chegar na página 4 do Tratado Geral de Semiótica e ele dizer que signo é tudo aquilo que possa ser usado para mentir. Ahã. E pq a gente passa um semestre inteiro estudando uma mentira?? :P
se o peirce fosse louco, fumasse e cheirasse todas, acho que ele seria bem mais divertido...
o melhor foi eu ter pego um livro do WITTGENSTEIN, me esforçado pra entender sem conseguir, lido até o fim do texto dele e esquecido de colocar o cabeção na bibliografia...
mas enfim, agora acabou essa tortura de ****** (nome censurado pela nati) ou não, e até março, sr. ******!!!
"Já sei que a única maneira de comunicar uma idéia é através do ícone."
err.. NOT!
tá, falando sério, obrigado pelo "Deus os castigue até a eternidade" :P
E tu não sabe o pior. Quando eu saí da aula terça, o Inominável estava uns 15 metros atrás de mim e da Vivian. Quando eu me dei conta disso, certo que eu apressei o passo, pq eu estava tri nervosa (e continuarei até ver a nota) :P
Eu já não sei de quem eu gosto menos: o Inominável ou a Leila, que me tirou 0,3 mesmo eu tendo ido falar com ela que eu não estava bem na última sexta. Bitch!
Ai, ai... ajudou bastante... Inusitado. Fazia eu minhas pesquisas "googliáticas" acerca do tal de "iconismo" e vim parar aqui.
Infelizmente a cadeira não se tornou eletiva como tu havias profetizado.
Ateh logo!
Se eu puder te ajudar nos seus trabalhos conte comigo....sou monografista e AMO semiótica....não só ela, mas faço trabalhos originais em qualquer área de humanas e economia tb
beijo
otradutordeleis@hotmail.com
é que tu nao leu Greimas, esse sim é chato.
Estou passando pelo mesmo drama...tenho "três, não mais que três" (palavras de Pierce) dias para entregar um trabalho de semiótica....e o pior é que estou na estaca zero.
Poesia concreta em homenagem ao desabafo. Mais pra essa onda:
"O Umberto Eco diz que "a categoria de iconismo não serve para nada, confunde as idéias porque não define um único fenômeno nem define apenas fenômenos semióticos. O iconismo representa uma coleção de fenômenos reunidos, se não ao acaso, com grande amplidão de idéias – tal como, provavelmente, na Idade Média a palavra pestilência abrangia uma série das mais diversas doenças"
http://youtu.be/hD0wvTK7wmc
se abstrair demais víruliza a cognição. É estética apesar de profunda.
Natalia, preciso falar com voce urgentemente, sou de Apodi no RN, já tentei enviar varios Email para voce e todos sao devolvidos.
Postar um comentário
<< Home